UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde limita a participação do papa nas comemorações do Natal

DA REDAÇÃO

O papa João Paulo 2º, 83, celebrará a Missa do Galo à meia-noite, como faz tradicionalmente, mas, além dela, seu programa relacionado às comemorações do Natal será limitado à leitura de uma bênção por conta de seu frágil estado de saúde.
Renato Buzzonetti, médico do papa, recomendou que o programa de Natal fosse reduzido depois que João Paulo 2º se mostrou bastante cansado durante as comemorações do 25º aniversário de seu pontificado, ocorridas em outubro passado.
Recentemente, ele fez algumas aparições públicas -em que pareceu estar num melhor estado de saúde que em outubro. Sua dificuldade em falar advém do fato de ele sofrer de mal de Parkinson, desordem do sistema nervoso também caracterizada por tremores, rigidez facial e dificuldade em andar. O papa sofre ainda de uma artrose no joelho e das consequências do atentado a tiros que sofreu em 1981. Desde o ataque, ele já passou por sete cirurgias.
João Paulo 2º celebrará pessoalmente a Missa do Galo, porém deixará que o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano, celebre a missa em comemoração do Dia de Natal, no dia 25 de dezembro.
A participação de João Paulo 2º em várias outras cerimônias que ocorrerão até o Dia de Reis (6 de janeiro) também foi descartada pelo Vaticano. O papa ficará sentado durante todos os eventos do qual participará, já que o mal de Parkinson debilitou sua capacidade de locomover-se.
O papa tem apresentado dificuldades em seus compromissos públicos, demonstrando sentir dor ou lendo somente partes de seus discursos. No início de novembro, não foi à comemoração do Dia de Todos os Santos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oito palestinos são mortos em ação israelense
Próximo Texto: Panorâmica - Nuclear: Paquistão acusa cientistas "ambiciosos"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.