UOL


São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos em Londres poderiam atacar uma base militar

DA REDAÇÃO

Militantes islâmicos detidos no Reino Unido neste mês podem estar envolvidos em um complô para envenenar a provisão de alimentos de pelo menos uma base militar britânica, segundo funcionários do governo norte-americano. A notícia foi divulgada enquanto EUA e Reino Unido continuam os preparativos para uma possível guerra contra o Iraque.
Agentes britânicos teriam encontrado vestígios de ricina, uma substância altamente tóxica e letal, em um pequeno apartamento no norte de Londres, onde as primeiras detenções foram feitas no dia 5 deste mês.
De acordo com funcionários dos EUA, as investigações mostraram que um dos suspeitos trabalhava numa indústria de alimento e tinha contato com pessoas que trabalhavam em pelo menos uma base militar britânica.
A identidade dos suspeitos ainda é desconhecida, e os agentes envolvidos na investigação ainda não sabem que bases podem ter sido alvo do complô.
"Alguns investigadores acreditam que a ricina foi desenvolvida para envenenar tropas britânicas", afirmou um agente dos EUA. "Mas nós ainda não descobrimos uma ligação direta entre a ricina que encontramos e o possível complô."
Porta-vozes do governo britânico se recusaram a dar qualquer declaração sobre o caso. Mas uma potencial ameaça ao Reino Unido aumentou claramente depois que o primeiro-ministro, Tony Blair, ordenou que um contingente maior de soldados fosse deslocado para o Oriente Médio.
Solicitada a se pronunciar sobre o caso, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jo-Anne Prokopowicz disse: "Nós não fazemos comentários sobre assuntos de inteligência, nunca". E acrescentou: "Em geral, o Reino Unido, nosso aliado e amigo, tem sido excelente na luta contra o terrorismo".
A polícia britânica já prendeu oito homens de origem árabe sob suspeita de estarem envolvidos com a ricina.


Com agências internacionais.


Texto Anterior: Terror: Espanha prende 16 suspeitos de elo com Al Qaeda
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Israel mata dois palestinos e lança mísseis contra Gaza
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.