São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA ajudam Abbas na reta final da eleição

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos não chegaram a financiar diretamente a campanha eleitoral do Fatah, partido do presidente Mahmoud Abbas e o único capaz de evitar a vitória nas urnas do grupo terrorista islâmico Hamas.
Mas um programa de emergência de US$ 2 milhões, segundo o "Washington Post", ou de US$ 1,9 milhão, de acordo com o "New York Times", foi posto em prática para financiar iniciativas de pequeno porte e alta visibilidade, em benefício da Autoridade Nacional Palestina.
O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, negou ontem que o programa tivesse um objetivo eleitoral. Disse que "os EUA ajudam pessoas de todo o mundo empenhadas na construção de instituições democráticas".
As iniciativas são financiadas pela Usaid, agência do governo americano para ajuda a projetos civis, cujos logotipo e sigla não aparecem nos locais das pequenas obras e dos eventos, programados pelo principal assessor de Abbas.
Há distribuição de alimentos, doação de computadores, limpeza de ruas, embelezamento de praças e até patrocínio de um campeonato juvenil de futebol.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Economia reflete tragédia dos palestinos
Próximo Texto: Votação é "passo gigante" para a independência palestina, diz Olmert
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.