São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Presidente cancela visita

Bombas matam 6 e ferem 46 no sudoeste do Irã

DA REDAÇÃO

Duas bombas mataram seis pessoas e feriram 46 outras ontem, em Ahvaz, cidade no sudoeste iraniano com longo histórico de violência envolvendo a minoria árabe do Irã, horas antes de uma programada visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad à região, de acordo com a Irna, a agência oficial de notícias do país.
As bombas explodiram dentro de um banco e perto do prédio de uma agência ambiental iraniana em Ahvaz, a capital da Província do Khuzestão -rica em petróleo e próxima ao Iraque-, ainda segundo a Irna. Para o ministro do Interior, Mostafa Pourmohammadi, os ataques de ontem tiveram elo com os ocorridos na cidade no ano passado e foram inspirados por estrangeiros.
Ahmadinejad cancelou a visita que faria a Ahvaz no dia de ontem, mas citou como razão a previsão meteorológica, que indicava que haveria chuvas fortes na região, de acordo com a Irna. O texto da agência não disse se as explosões tiveram alguma relação com o cancelamento da viagem.
Ahvaz foi palco de ataques com bombas em junho e em outubro de 2005. Eles mataram respectivamente oito e seis pessoas. Teerã culpou extremistas árabes do Irã pelos ataques do ano passado e alegou que eles recebem treinamento no exterior.
A BBC acusou Teerã de bloquear seu site em farsi, língua falada no Irã. Segundo a BBC, o bloqueio ocorre "a pedido de membros do alto escalão" do governo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque: Relatório diz por que reconstrução do país emperrou
Próximo Texto: Guerra sem limites: Para investigador, CIA "terceiriza" a tortura de detentos na Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.