São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ELEIÇÕES NOS EUA

Entidades criadas por Ralph Nader têm reação negativa à sua candidatura
A candidatura do independente Ralph Nader à Presidência dos EUA já provoca reações contrárias na sociedade americana e nas entidades que o próprio ativista de direitos do consumidor ajudou a criar.
A Public Citizen, da qual Nader participou da fundação, em 1971, afirmou que vai tirar seu nome da organização caso ele não desista. Outras duas entidades criadas nos anos 70 sob sua supervisão, a Aviation Consumer Project e a Center for Auto Safety, também ameaçam se desligar do candidato.
As três entidades perderam milhares de dólares em doações depois que o candidato participou da eleição de 2000. Naquele ano, a candidatura de Nader foi acusada de ajudar o republicano George W. Bush a ganhar a eleição contra Al Gore, que teria perdido votos democratas para o ativista. Na Flórida, que definiu o pleito, Nader teve 97,5 mil votos, enquanto Gore perdeu para Bush por 537 votos.
Em 2001, a Public Citizen perdeu 8% de sua receita em contribuições, e a Center for Auto Safety registrou o desligamento de 5.000 membros, 25% do total.
Além das reações no campo institucional, já começam a surgir campanhas na internet pedindo que Nader abandone a disputa de 2004. A mais ativa, no site RalphDontRun.net recebeu uma avalanche de apoios desde o anúncio da candidatura. (FERNANDO CANZIAN)


Texto Anterior: Peru: Toledo vê racismo na impopularidade
Próximo Texto: EUA: Suprema Corte anula execução no Texas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.