São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

BARRADO NO BAILE

Evento de paz na África do Sul é suspenso por veto a dalai-lama

DA REDAÇÃO

A China agradeceu à África do Sul ontem por ter negado, na véspera, o visto ao dalai-lama, que participaria de uma conferência pela paz. O evento, marcado para a próxima sexta, foi cancelado após protestos de participantes contra o veto ao líder espiritual, exilado desde 1959, que se opõe ao domínio chinês do Tibete.
O ex-presidente Frederick de Klerk e o arcebispo Desmond Tutu, dois sul-africanos que receberam o Nobel da Paz, tinham cancelado a presença na conferência em desagravo ao tibetano.
O veto foi "uma traição total da história da nossa luta", criticou Tutu, veterano da resistência ao apartheid.
A justificativa oficial é a de que a presença do dalai-lama "distrairia a atenção do tema da conferência [futebol e paz]" durante os preparativos para a Copa do Mundo de 2010, realizada no país.
A decisão da Chancelaria foi criticada pela imprensa sul-africana, que relatou pressão de diplomatas chineses. Parceiro comercial crucial para o país, a China tem investimentos diretos que chegam a US$ 6 bilhões.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Leste europeu: Revés na Câmara força saída de premiê tcheco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.