São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Governistas indicam chanceler para Presidência; laicos temem

DO "NEW YORK TIMES", EM ISTAMBUL

Reforçando a posição de uma nova classe muçulmana que se descreve como moderada, o partido do premiê turco, Recep Tayyp Edorgan, escolheu ontem o chanceler Abdullah Gul, de formação islâmica, como candidato à Presidência. A eleição ocorre no Parlamento a partir da próxima sexta em várias rodadas, nas duas primeiras das quais o candidato precisa obter dois terços dos votos.
A Turquia é um país muçulmano, mas a estrutura do Estado é estritamente laica, e a Presidência é o posto mais importante.
É pouco esperada uma reação positiva dos turcos laicos, parte dos quais se preocupa com possíveis riscos para o estilo de vida ocidentalizado que adotam (que inclui o consumo de álcool, minissaias e piscinas mistas).
Fluente em inglês e um reformista ágil que há muito representa o país no exterior, Gul se mostrou ciente dessas preocupações em uma entrevista coletiva ontem, em Ancara, na qual exaltou as diferenças. Sua candidatura significa uma pequena concessão -a pior escolha para os laicos seria Edorgan, que não se candidatou.
Ainda assim, caso Gul venha a ser confirmado, seu partido ocuparia ao mesmo tempo a Presidência, a chefia de governo e a presidência do Legislativo, um alinhamento que o líder oposicionista Deniz Baykal descreve como "desfavorável": "Esse quadro não satisfaria as realidades e as necessidades da Turquia".
O AK, que Gul ajudou a fundar, deriva do movimento islâmico que cresceu na Turquia nos anos 90, mas suas posições políticas se moderaram significativamente ao chegar ao poder em 2002. Desde então, o partido vem adotando políticas pragmáticas que resultaram em um "boom" econômico sem precedentes e abriram o Estado, em parte com o objetivo de qualificar a Turquia a entrar na União Européia.


Texto Anterior: Etiópia: Grupo islâmico mata 74 em campo de petrolífera chinesa
Próximo Texto: Congresso destitui juízes no Equador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.