São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NA IGREJA

Chegou hora da transparência, afirma Vaticano

DA ASSOCIATED PRESS

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse ontem que a Igreja Católica é "capaz de reconhecer sinceramente" as feridas que lhe foram infligidas pelos casos de abusos sexuais cometidos por clérigos e também de "obter a graça da cura".
"Chegou a hora da verdade, da transparência e da credibilidade", afirmou Lombardi à agência Ansa. "A situação que enfrentamos é extremamente desgastante e exige que sejamos verdadeiros e críveis."
O Vaticano parece estar tentando se livrar de bispos ligados aos escândalos, tanto autores de abusos quanto envolvidos em acobertá-los.
Nos últimos dias, o papa Bento 16 aceitou a saída do bispo mais antigo da Bélgica, que confessou ter molestado um garoto, e de um bispo irlandês que admitiu não ter agido para punir pedófilos. Mais dois bispos também da Irlanda aguardam aval para renunciar.
Em 2009, inquérito revelou que até 15 mil crianças e adolescentes foram vítimas de abuso na Irlanda durante seis décadas.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sudão incuba o país mais pobre do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.