São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Chávez usa popularidade para impor plano'

da Reportagem Local

"O autoritarismo de Chávez está em seu voluntarismo e populismo. Ele tem um determinado norte e quer impor essa orientação a partir de sua popularidade."
É o que diz o cientista político José Vicente Carrasquero, 41, professor da Universidade Simon Bolívar, em Caracas. Leia entrevista à Folha, realizada pelo telefone. (OD)

Folha - O projeto do presidente Chávez é autoritário?
José V. Carrasquero -
Sim, mas não quero crer que resulte num golpe militar, pois haveria reação internacional. Seu autoritarismo está baseado em seu voluntarismo e populismo. Ele tem pouca capacidade de governo, pois enfrenta oposição no Congresso. Mas está determinado a levar em frente um projeto que pouca gente conhece. Ele se comunica bem e explora o ressentimento da população com os governo anteriores. Tem um determinado norte e está disposto a impor essa orientação com base em sua popularidade.

Folha - Em 98, ele conquistou o Executivo. Agora, pede à população também o Legislativo?
Carrasquero -
Ele quer o poder originário, que é o poder de fundar uma nova República. Para ele, é importante que haja uma ruptura entre o passado e o presente. Até agora, ele não tomou nenhuma medida na economia porque não quer arriscar sua popularidade, que deve lhe garantir maioria na Constituinte. Ele apostou tudo nesse processo, por meio do qual quer fazer algo que pode resultar em autoritarismo: pretende vestir seu projeto político de um arcabouço constitucional.

Folha - Um eventual fechamento do Congresso por uma Constituinte pró-Chávez causaria uma crise institucional. Isso seria do interesse de Chávez?
Carrasquero -
Ele precisa que a população eleja uma Assembléia como ele imagina. Ameaça fechar o Congresso, mas não quer dizer que vá fazer isso. Sabe que uma crise institucional reduziria ainda mais a credibilidade do país.



Texto Anterior: 'Presidente propõe uma revolução pacífica'
Próximo Texto: Chávez "militariza" governo da Venezuela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.