São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais sobre Chávez

da Redação

O presidente Hugo Chávez, 44, foi eleito em dezembro do ano passado com promessas de encerrar quatro décadas de corrupção e má administração do país por parte dos tradicionais partidos venezuelanos - Ação Democrática (centro-esquerda) e Copei (democrata-cristão).
Chávez obteve pela via democrática -recebeu cerca de 57% dos votos na eleição- o que não havia conseguido pela força.
Em 1992, liderou em Caracas uma tentativa de golpe militar contra o então presidente Carlos Andrés Pérez.
Ao ver que a derrota do movimento golpista era inevitável, Chávez aceitou ir à TV pedir que seus colegas em outras cidades se rendessem. Ele passou dois anos preso e foi anistiado em 1994.
Chávez recorre à imagem de Simon Bolívar (1783-1830) -herói da independência que libertou do domínio espanhol a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador e a Bolívia- em seus apelos populistas por mudanças no país. Chama seus seguidores de bolivarianos.
A criação de uma nova Constituição para a Venezuela tem sido uma das principais bandeiras políticas de Chávez, em sua "revolução democrática pacífica".
O presidente espera também que a Assembléia Constituinte aprove a possibilidade de reeleição presidencial -ele não esconde o desejo de permanecer dez anos no poder.
Chávez nasceu na cidade de Sabaneta (420 km da capital, Caracas). Entrou na carreira militar aos 17 anos. É casado pela segunda vez e tem quatro filhos.


Texto Anterior: Chávez "militariza" governo da Venezuela
Próximo Texto: Escritor vê ciclos de questões morais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.