UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Vaticano informa que João Paulo 2º teve uma "leve indisposição intestinal"; mensagem de voz é transmitida

Debilitado, papa falta a audiência geral

DA REDAÇÃO

Alegando uma leve indisposição intestinal, o papa João Paulo 2º, 83, cancelou sua participação na audiência geral de ontem, renovando as preocupações com seu estado de saúde a poucas semanas dos eventos que celebrarão seu 25º aniversário à frente da Igreja Católica.
Durante a audiência, foi colocada uma fita de áudio com uma mensagem do papa. Sua voz estava fraca, e ele gaguejou algumas palavras -sintomas do mal de Parkinson que o aflige há anos.
"Queridos irmãos e irmãs. Envio a vocês cordiais saudações. Lamento não poder estar com vocês para este encontro semanal regular. Trago todos vocês em meu coração e os abençôo", disse.
"Viva o papa!", gritou a multidão. Alguns fiéis choraram ao ouvir a mensagem.
A multidão reunida no Vaticano apenas ouviu a mensagem do papa, mas algumas emissoras de TV transmitiram também sua imagem. O pontífice estava em uma pequena capela e algumas vezes olhou para frente enquanto falava.
O pontífice deveria viajar de sua casa de veraneio, em Castelgandolfo, no sul de Roma, e viajar para o Vaticano para saudar milhares de fiéis e turistas, mas seus médicos o desaconselharam depois que ele teve uma pequena indisposição intestinal, segundo nota divulgada ontem.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, pediu aos fiéis que rezassem para que o papa se recuperasse.
Segundo o Vaticano, ele manterá seus compromissos marcados, o que inclui uma audiência com a presidente filipina, Gloria Macapagal Arroyo, no sábado.
A última vez que o papa não compareceu a um grande evento ocorreu durante uma visita à Polônia, em 1999. Na ocasião, ele deixou de celebrar uma missa devido a uma gripe.
Em março de 2002, ele perdeu uma audiência geral de quarta-feira devido a problemas no joelho. Em viagem recente à Eslováquia, ele não conseguiu terminar seus discursos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Condenado casal que inventou câncer de filha
Próximo Texto: Internet: Microsoft decide fechar "chats" e alega defesa contra pedofilia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.