São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Subsecretário desdiz Rumsfeld sobre eleição

DA REDAÇÃO

Richard Armitage, subsecretário de Estado norte-americano, disse ontem que as eleições legislativas planejadas para janeiro no Iraque devem ser "abertas a todos os cidadãos". A declaração contradiz o que o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, havia dito um dia antes, ao comentar que talvez não se possa fazer eleições nas regiões sob violência.
"Temos que fazer os maiores esforços para que aconteçam também nas áreas problemáticas", afirmou Armitage.
Muitos iraquianos reagiram com espanto e escárnio ao discurso do premiê interino, Iyad Allawi, no Congresso americano, em que declarou que 14 ou 15 das 18 Províncias do Iraque "estão completamente seguras".
"A verdade é exatamente o contrário", disse o caminhoneiro Abu Akil, que viaja por todo o país. "Somente as três Províncias curdas no norte estão OK."
Rumsfeld repetiu ontem que o Iraque tem muita violência. Mas acrescentou que os EUA não precisam esperar até o Iraque ficar "pacífico e perfeito" para começar a retirar suas tropas do país.
O presidente dos EUA, George W. Bush, ordenou ao Departamento de Estado a retirada do Iraque da lista de países que auxiliam o terrorismo. Restam agora na lista Cuba, Irã, Líbia, Coréia do Norte, Síria e Sudão.


Com agências internacionais e o jornal "The Independent"


Texto Anterior: Seqüestro de britânico aumenta pressão sobre Blair
Próximo Texto: Rússia: Mídia tem que combater terror, diz Putin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.