São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cuba propõe 178 funções para alvos de demissão

85% dos trabalhadores estão no setor público

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O regime cubano divulgou ontem lista de 178 profissões que poderão ser exercidas pela iniciativa privada na ilha. Entre elas, estão atividades como descascador de frutas naturais, consertador de guarda-chuva e penteador de tranças.
A divulgação segue anúncio, de 13 de setembro, de que ao menos 500 mil funcionários estatais de Cuba serão demitidos até março de 2011. As regras permitirão que 250 mil cubanos passem a trabalhar por iniciativa própria.
Pela primeira vez, os cubanos de 83 atividades privadas poderão contratar quem não seja parente, além de vender, por meio de contrato, serviços para o Estado.
Segundo números oficiais, mais de 85% da força de trabalho -equivalente a cinco milhões de cubanos-, ofereciam seus serviços para o governo no final de 2009.
O regime do ditador Raúl Castro negou que as mudanças representem uma transição para o regime capitalista.
"A decisão de afrouxar as regras sobre o setor privado é uma das medidas para reestruturar nossa economia para aumentar os níveis de produção e eficiência", reportou o jornal estatal "Granma".

FOLHA.com
Leia a lista completa de profissões
folha.com.br/mu804460


Texto Anterior: Convocação para a "Operação Demolição"
Próximo Texto: Dono de jornal diz que casal Kirchner pagou testemunha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.