São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Suspeito era reconhecido no Exército por habilidade como atirador

"Ele era tranquilo", diz ex-mulher

DA REDAÇÃO

Os primeiros testemunhos colhidos na tentativa de traçar o perfil psicológico de John Allen Muhammad, 42, indicam que o ex-militar especialista em tiro e artes marciais teria um caráter tranquilo, embora apresentasse explosões de raiva.
Muhammad trocou de nome no ano passado -era John Allen Williams-, mas sua conversão ao islamismo se deu há 17 anos, pouco depois do fim de seu primeiro casamento. Para a primeira mulher, Carol Williams, ele era "um tipo tranquilo que gostava de falar e de se encontrar com gente".
Muhammad teve um filho com Williams e mais três num segundo casamento, com Mildred Green, que acabou litigiosamente em 2000.
Felix Strozier, ex-sócio de Muhammad numa escola de caratê, disse que ele era um perfeccionista, "muito amável, mas capaz de momentos de cólera".
Segundo o jornal "Seattle Times", Muhammad foi ativo na "Marcha de 1 Milhão de Homens", em Washington, organizada pelo líder do movimento negro extremista Nação do Islã, Louis Farrakhan, em 1995.
O Pentágono disse que, apesar de Muhammad ter sido militar de 1985 a 1994 -deu baixa com o posto de sargento-, nada indica que ele tenha combatido na Guerra do Golfo (1991).
O Departamento da Defesa disse que o suspeito recebeu diversas condecorações, incluindo uma insígnia de "pontaria exímia" com o fuzil M-16. Ela indica o mais alto de três níveis de proficiência com o fuzil, sendo preciso acertar 36 de 40 alvos a distâncias de 50 a 300 m.


Com agências internacionais



Texto Anterior: EUA: Polícia prende dois com arma dos crimes
Próximo Texto: Prisão de suspeitos dá alívio aos moradores da "região de risco"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.