São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recontagem segue com protestos e processos

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A WEST PALM BEACH

A um dia do prazo final para que os condados da Flórida concluam sua recontagem manual, democratas e republicanos ameaçaram ontem contestar o resultado oficial da terceira contagem de votos das eleições presidenciais de 7 de novembro.
Os advogados do republicano George W. Bush disseram que devem contestar os números de 14 condados do Estado em que observadores democratas teriam desqualificado injustamente votos do exterior, a maioria de militares que votaram em Bush.
Já os advogados de Gore afirmaram anteontem que contestarão a decisão de Miami-Dade, de maioria democrata, de não fazer a recontagem de seus 654 mil votos, alegando que não terminaria a tempo.
Os condados têm até as 17h (20h em Brasília) de amanhã para entregar seus resultados à secretária de Estado da Flórida, a republicana Katherine Harris. Ela afirmou que pretende oficializar os resultados uma hora depois.
O dia foi também de protestos organizados pelos republicanos, que pediam basicamente três coisas: que a recontagem em curso nos condados de Broward e Palm Beach não seja levada em conta, que os votos do exterior descartados sejam computados e que Gore aceite a derrota.
Em Broward, uma das regiões em que mais votos do exterior foram desqualificados, a manifestação aconteceu em frente à sede do comitê eleitoral. Ônibus trouxeram centenas de voluntários da campanha do governador do Texas, muitos de outros Estados e que já haviam participado de protestos recentes em Miami-Dade.
"Esses atos orquestrados são feitos nitidamente para intimidar", criticou o senador Joseph Lieberman, candidato a vice na chapa de Gore. Protestos ocorreram também no Centro de Emergência de Palm Beach, sede da recontagem.
Indiferente às ações judiciais e à gritaria, Palm Beach retomou ontem sua recontagem manual, depois de ter folgado no Dia de Ação de Graças, anteontem. Dos 462 mil votos totais, faltam 300 mil a ser recontados. Dos já contabilizados, há 10 mil com problemas, que ainda serão analisados.
Até o fechamento desta edição, havia um ganho de 14 votos para Bush em Palm Beach. Em Broward, todos os votos já foram recontados. Os voluntários se concentram nas cédulas problemáticas. Destas, 573 já foram reencaminhadas. As 1.500 restantes devem ser resolvidas até amanhã. O ganho parcial de Al Gore é de 280 votos em Broward.


Texto Anterior: Impasse no império: Suprema Corte dos EUA entra na eleição
Próximo Texto: Jornal elogia sistema de voto no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.