São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MISS MUNDO

Concorrentes a Miss Mundo descrevem os momentos de tensão por que passaram na Nigéria

Aliviadas, candidatas chegam a Londres

DA REDAÇÃO

Candidatas ao concurso Miss Mundo 2002 de mais de 80 países chegaram ontem a Londres em um avião fretado, aliviadas por terem deixado a Nigéria, onde uma onda de violentos protestos contra o concurso, marcado para o próximo dia 7, deixou 215 mortos desde quarta-feira.
A organização do Miss Mundo, cuja sede é em Londres, anunciara na sexta-feira que a data seria mantida, mas a celebração ocorreria na capital britânica, por causa dos distúrbios na África Ocidental.
Vestindo jeans, blusas e suéteres, as candidatas apareceram emburrando carrinhos apinhados de bagagens e depois foram "escoltadas" por um ônibus da organização, que as aguardava no aeroporto. "Eu me sinto muito bem, muito feliz de estar em Londres", disse a Miss França, Caroline Chamorand.
"Foi algo muito assustador, por isso estou contente de estar de volta para casa e poder ver minha família", disse a miss Inglaterra, Daniella Luan, 22, ao chegar ao aeroporto.
A rainha da beleza britânica acrescentou que manteve contato com a família por telefone. "Estavam muito preocupados, queriam que eu voltasse. Eu ligava a cada hora para dizer-lhes o que estava acontecendo. Tivemos que ficar presas no hotel por medida de segurança."
"Evidentemente todas se assustaram com o que ocorreu", confirmou Angie Beasley, porta-voz da Miss Inglaterra. "Tudo o que queremos agora é dar à eleição da Miss Mundo a publicidade que o evento merece."
Beasley disse que as candidatas estão com um "bom ânimo", apesar de terem passados os últimos dias sob proteção policial em Abuja. "Acho que agora todas estão bem e teremos uma boa temporada em Londres."
Mas algumas concorrentes podem não participar. Entre elas a Miss Canada, Lynsey Bennet, e a Miss Coréia do Sul. Outras quatro candidatas já haviam decidido boicotar o concurso por causa das leis islâmicas que sentenciam mulheres adúlteras à morte por apedrejamento.
O vôo fretado que conduziu as beldades aterrissou ontem no aeroporto de Londres-Gatwick às 7h30 (hora local), para a tranquilidade dos parentes das jovens candidatas que tiveram que ficar enclausuradas em um hotel de Abuja (capital nigeriana) até o momento de seguir para o aeroporto.


Texto Anterior: Africa ocidental: Número de mortos na Nigéria chega a 215
Próximo Texto: Índia: Terroristas matam 10 hindus na Caxemira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.