São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital londrino faz "recall" de mamografias

DE LONDRES

A paciente que recebeu o resultado errado da mamografia teria de refazer o exame. A mensagem enviada a ela pelo Hospital de Hammersmith, em Londres, dizia o contrário, que ela não precisava repeti-lo pelos próximos três anos.
O engano só foi descoberto quando a paciente, cuja identidade não foi revelada, mudou-se para outra região da capital inglesa, meses depois. Em um novo hospital, uma nova mamografia identificou o tumor que começava a se formar.
O Hospital de Hammersmith admitiu depois que havia ocorrido um erro administrativo, e não de diagnóstico. Ao invés de receber a carta dizendo que devia repetir o exame, a paciente foi avisada de que estava tudo bem. Ainda não há razões para pensar que outras pacientes foram vítimas do mesmo erro, mas, em todo o caso, o hospital decidiu convocar as mulheres que fizeram mamografias desde 1993 para uma revisão. Para reparar o engano, o hospital vai gastar cerca de US$ 320 mil.
Pamela Goldberg, presidente de uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao combate ao câncer de mama na Inglaterra, diz que é difícil avaliar o impacto da notícia, mas que ela certamente abala ainda mais a confiança no NHS. (JA)




Texto Anterior: Reino Unido : Erros expõem crise em sistema de saúde britânico
Próximo Texto: Panorâmica - A bola da vez: Presidente do BC turco pede demissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.