São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Morrem 2 soldados

Mau uso de fundos mina ajuda, diz Bird

DA REDAÇÃO

O Banco Mundial (Bird) disse que problemas de segurança e a suspeita de que a ajuda internacional possa estar sendo mal empregada têm limitado a quantidade de fundos destinados à reconstrução do Iraque, segundo informação divulgada ontem pela agência de notícias France Presse.
John Speakman, funcionário graduado do Bird, disse à agência francesa que os iraquianos terão de esperar mais pelo dinheiro prometido pela comunidade internacional. "O risco de o dinheiro ser mal usado poderá minar planos futuros", disse Speakman.
Dois soldados americanos foram mortos ontem, no Iraque, quando o helicóptero em que eles estavam caiu no rio Eufrates e explodiu. Testemunhas iraquianas afirmaram que a aeronave foi atingida por um míssil supostamente disparado por insurgentes, mas o comando americano ainda não disse se houve um acidente ou um ataque.
A queda de ontem ocorreu em Haditha, a 200 km a oeste de Bagdá. Desde a invasão do Iraque, em 20 de março, os EUA perderam 15 helicópteros em incidentes que mataram 62 militares -ao todo, morreram 547 americanos no país desde março passado.
Os últimos dois meses também marcaram um crescimento dos ataques na região norte do país, dominada pelos curdos. Oficiais americanos e iraquianos atribuem esse recrudescimento à volta de militantes do grupo terrorista Ansar al Islam à região.
Ligado à Al Qaeda, a rede responsável pelo 11 de Setembro, o Ansar al Islam é suspeito de ter cometido vários atentados no Iraque após a guerra. Com a invasão americana, seus membros teriam se escondido na região montanhosa que separa o Iraque do Irã. Agora eles estariam voltando.
Uma petição com 1,7 milhão de assinaturas foi entregue ao Conselho de Governo Iraquiano ontem, exigindo um referendo sobre um Estado independente curdo.


Com agências internacionais e o "New York Times"

Texto Anterior: Minoria: Kerry diz que Bush usa casamento gay para desviar debate eleitoral
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel toma dinheiro de bancos palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.