São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Dois americanos são mortos

Bush faz piada sobre armas de Saddam

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, fez piada de si próprio e de integrantes de seu governo durante exibição do que ele chamou de "álbum da Casa Branca em ano de eleição", no qual aparecem as principais autoridades americanas em posições desfavoráveis. A exibição foi feita em um jantar anual com a imprensa realizado anteontem em Washington.
Em uma das fotos exibidas em slide para os jornalistas presentes, na qual ele próprio aparece procurando algo em baixo de um móvel, Bush comentou: "Essas armas de destruição em massa devem estar escondidas em algum lugar". A referência foi às suas declarações de que o regime do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein possuía essas armas, até agora não encontradas.
Em outra cena, Bush aparece jogando baralho no seu avião, o Air Force One, durante viagem que faria para uma cúpula internacional. O comentário dele próprio: "Estava tentando decorar os nomes dos líderes com quem iria me encontrar".

Assessor de segurança
Em Bagdá, o administrador dos EUA no Iraque, Paul Bremer, afirmou que indicará um iraquiano para assumir o cargo de assessor de Segurança Nacional do país.
"Essa pessoa será uma espécie de Condoleezza Rice [assessora de Segurança Nacional dos EUA]", afirmou Bremer.
O indicado deverá permanecer no cargo depois de os EUA transferirem o poder para os iraquianos em 30 de junho e, até mesmo, após as eleições previstas para o próximo ano.
Em mais um dia de violência no Iraque, dois soldados americanos morreram. Um deles foi morto em explosão de uma bomba caseira ao norte de Bagdá. Dois ficaram feridos. O outro morreu em ataque de insurgentes contra uma patrulha americana. Três insurgentes também morreram nos enfrentamentos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Terror: Al Qaeda pede queda de Musharraf, diz fita
Próximo Texto: Oriente Médio: Intelectuais palestinos rejeitam vingança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.