São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

VENEZUELA

Outro diplomata sai em protesto contra Chávez

DA REDAÇÃO

Em protesto contra o presidente Hugo Chávez, o embaixador-adjunto da Venezuela nos organismos da ONU sediados em Genebra, Victor Rodríguez Cedeño, atualmente de licença, apresentou sua renúncia da carreira diplomática em carta ao chanceler Jesús Arnaldo Pérez.
É o segundo diplomata venezuelano, em menos de um mês, a sair por divergências em relação a Chávez. Em 4 de março, Milos Alcalay, embaixador na ONU, renunciou dizendo que Chávez ameaçava a democracia. Chavistas o acusaram de hipocrisia.
Na renúncia de Rodríguez Cedeño, o diplomata criticou Chávez em termos semelhantes, acusando sua "forma cada vez mais autoritária de governar, que se faz totalmente intolerável à luz das normas democráticas de convivência universalmente aceitas". Rodríguez Cedeño é diplomata venezuelano desde 1966.
Em nota, a Chancelaria venezuela disse que "não sabe à qual renúncia se refere o embaixador Rodríguez Cedeño, já que atualmente não exerce nenhum cargo no serviço exterior venezuelano". Segundo a nota, Rodríguez Cedeño atualmente "está criando vacas em seu sítio na Suíça".

Impasse
A tensão política na Venezuela voltou a crescer nas últimas semanas em razão da disputa entre Chávez e a oposição em torno do impasse sobre a realização de um referendo para abreviar o mandato do presidente. Ao menos nove pessoas morreram em recentes confrontos.
A realização do referendo é incerta, embora Chávez tenha obtido uma importante vitória judicial nesta semana. Mantida a decisão, a oposição fica com a difícil tarefa de revalidar 600 mil assinaturas com os seus supostos autores para convocar o referendo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saúde: Má alimentação reduz QI e PIB, diz ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.