São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAGUAI

Para formar maioria, vice de Lugo oferece aliança a Oviedo

DA REDAÇÃO

O vice-presidente eleito do Paraguai, Federico Franco, anunciou ontem que oferecerá a presidência do Congresso Nacional ao partido do general reformado Lino Oviedo, a União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace).
Oviedo foi o terceiro colocado na eleição presidencial do último domingo, vencida pelo esquerdista Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança, e que pôs fim a 61 anos de governo do Partido Colorado.
A oferta do vice de Lugo a Oviedo visa obter uma maioria governista na próxima legislatura do Congresso, também eleita no domingo passado. Segundo resultados ainda não oficiais da apuração para o Legislativo, os colorados foram a agremiação que obteve o maior número de cadeiras, seguidos do Partido Radical Liberal Autêntico -a maior legenda da coalizão de Lugo- e com a Unace de Oviedo em terceiro.
Antes do anúncio de Franco, Oviedo já declarara seu "apoio incondicional" ao futuro governo de Lugo.
A derrota do Partido Colorado detonou uma crise interna na agremiação, que inclui pedidos de dissidentes para que o presidente do país, Nicanor Duarte Frutos, deixe o comando da legenda.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Perfil: Nomeado é curinga de Kirchner
Próximo Texto: Colômbia: Governo acusa Piedad Córdoba de laço com Farc
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.