UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula elogia Venezuela por acordo com oposição

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem a seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que vê com bons olhos o acordo fechado com a oposição daquele país para a realização de um plebiscito em agosto. O recado foi dado em um café da manhã na residência oficial do embaixador brasileiro em Buenos Aires.
"O acordo, sem dúvida, abre caminho para dar estabilidade política à Venezuela", disse o chanceler Celso Amorim.
No encontro, que durou cerca de uma hora, Chávez pediu a Lula que "assuma a liderança das mudanças na América Latina e da integração frente à Alca" [Área de Livre Comércio das Américas]. O venezuelano também convidou o brasileiro a visitar seu país nos próximos meses. Lula aceitou.
Os dois presidentes, que estiveram juntos na reunião do Grupo do Rio em Cuzco (Peru), desembarcaram na mesma hora em Buenos Aires anteontem à noite e se encontraram ainda no aeroporto. Chávez repetiu a gafe cometida no dia seguinte à posse de Lula: o venezuelano atrasou mais de meia hora porque ficou conversando até de madrugada com o ditador cubano, Fidel Castro.
Os detalhes do acordo entre Chávez e a oposição devem ser divulgados nesta semana. O plebiscito tem caráter revogatório, ou seja, Chávez pode perder o cargo.
Na saída do café da manhã, Chávez disse que estava feliz pelo fato de a oposição ter desistido de uma saída "golpista" e preferido uma solução constitucional.
O venezuelano disse ainda que a iniciativa do Brasil de ter constituído um grupo de países amigos em janeiro para mediar a crise foi muito importante. "O Brasil ajudou muito desde o primeiro momento e o presidente Lula vai continuar a ajudar", disse.
Além do Brasil, o grupo de países amigos reúne Chile, México, Estados Unidos, Portugal e Espanha. (FZ)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Lula, Fidel e Chávez se sobressaem
Próximo Texto: Epidemia: Toronto se prepara para nova onda de Sars
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.