São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

CÚPULA

Europa e AL farão crítica ao unilateralismo

FABIANO MAISONNAVE
DA REDAÇÃO

Em crítica velada aos Estados Unidos, representantes diplomáticos dos 58 países que participarão da Cúpula União Européia/América Latina-Caribe devem finalizar até sexta-feira o texto da declaração final da reunião, reforçando a importância do multilateralismo nas relações internacionais. Não haverá, porém, menção explícita a Washington ou à ocupação iraquiana.
A versão final deve ser apresentada e aprovada durante o encontro de dois dias, que começa na sexta-feira em Guadalajara, no México, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo um diplomata brasileiro que participa das negociações e falou à Folha sob a condição de anonimato, a expectativa é que o texto possa ser finalizado ainda hoje. "São diferenças de tom e enfoque." Ele disse que a preocupação brasileira é com uma "redação equilibrada".
A declaração só ficará pronta às vésperas da cúpula porque, no mês passado, diplomatas latino-americanos se irritaram com o que consideraram paternalismo dos países europeus ao tratar do problema da pobreza, que, ao lado do multilateralismo, também terá destaque no documento.
Estão confirmados encontros bilaterais de Lula com o chanceler (premiê) alemão, Gerhard Schröder, e o presidente francês, Jacques Chirac. Fontes diplomáticas vêem grandes chances de um encontro entre Lula e novo premiê espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero.
Entre os países mais importantes, a grande ausência é a do premiê britânico, Tony Blair, principal aliado dos EUA no Iraque.
Já o suspense fica por conta do ditador cubano, Fidel Castro, que vive uma grave crise diplomática com o país anfitrião. Até ontem, 39 chefes de Estado ou de governo haviam confirmado presença, segundo a Chancelaria mexicana.


Texto Anterior: Argentina: Após 1 ano, Kirchner é aprovado por 79,4%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.