São Paulo, segunda-feira, 26 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de música é cancelado após mortes

Tumultos durante a Love Parade, na Alemanha, deixam 19 vítimas

A pedido do presidente alemão, procuradoria investiga as causas do acidente no túnel que dava acesso ao evento

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O festival alemão de música eletrônica Love Parade não será mais realizado, após ser palco do tumulto que deixou 19 mortos e 342 feridos no sábado.
"Por respeito às vítimas, familiares e amigos, descontinuaremos o evento", disse ontem Rainer Schaller, um dos organizadores. "A Love Parade não existe mais."
Criado em 1989, em Berlim, o festival ocorreu neste ano em Duisburg (oeste do país), e as estimativas da organização são que o público tenha chegado a 1,4 milhão.
Segundo Rainer Wendt, o líder do sindicato da polícia, Duisburg era um local inaceitável para um evento tão grande. "A cidade é muito estreita, muito pequena para administrar essas massas."
A pedido do presidente Christian Wulff, a procuradoria deu início ontem às investigações sobre o tumulto. "A questão "por que isso aconteceu?" deve ser respondida", disse Adolf Sauerland, prefeito de Duisburg.
O pânico começou no túnel superlotado que funcionava como única entrada do festival, realizado numa antiga estação de trem da cidade. Testemunhas descreveram a cena com pessoas amontoadas, passando por cima dos que haviam caído no chão.
As autoridades decidiram não retirar as pessoas, por temor de aumentar o caos.
Sem tomar conhecimento das mortes, participantes deram continuidade à festa, enquanto funcionários de resgate removiam as vítimas.
"Uma só entrada por meio de um túnel leva, por si só, a um desastre", disse Matthias Roeingh, fundador da festa. "Estou muito triste." "Jovens vieram para celebrar, mas há mortos e feridos", disse a chanceler Angela Merkel.
Dos 19 mortos, 16 foram identificados. Seis deles eram estrangeiros, mas nenhum do Brasil.


Texto Anterior: Em crise, BP deve trocar CEO britânico por americano
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.