São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disposição dos assentos na convenção reflete importância eleitoral dos Estados

DO ENVIADO ESPECIAL A DENVER

Os 23 delegados do pequeno Estado de Delaware foram promovidos no mapa de cadeiras da convenção democrata. Eles seriam confinados ao fundo do ginásio, mas o partido decidiu passá-los para o "gargarejo" depois de anunciada a escolha do senador local Joe Biden para vice na chapa democrata.
A euforia foi imediata. A disposição das cadeiras no Pepsi Center é tida como amostra do status de cada Estado na convenção, já que não segue lógica alfabética ou de sorteio. As delegações de Illinois, pelo qual Obama é senador, e Colorado, sede da convenção, também estão bem perto do palco.
Já Flórida e Michigan conseguiram bons lugares por razões estratégicas. Primeiramente, porque são ricos em votos no Colégio Eleitoral (pontos conquistados pelo candidato ao vencer em cada Estado, mesmo que por apenas uma cédula). Em segundo, porque as pesquisas projetam ali eleições acirradas. Por fim, há feridas a fechar: os comitês estaduais de ambos foram punidos pela cúpula democrata com peso menor de votos nas prévias por desrespeito de regras.
Os pequenos e republicanos Utah e Dakota do Sul estão em má localização, nas laterais distantes, assim como o Estado associado de Porto Rico, onde o povo tem direito a voto nas prévias, mas não na eleição geral. O delegado porto-riquenho José Marcano se diz "feliz". "O importante é estar aqui."
Marcano ilustra outro tipo de "desigualdade" entre os Estados. Cada delegado paga por sua hospedagem. A delegação de Porto Rico se hospedou no hotel Four Points, com diárias perto de US$ 100. No Sheraton, um dos mais caros da cidade, estão Estados onde muitos dos delegados são executivos empenhados em arrecadação de fundos, como Nova York. "Estou pagando US$ 450 a diária. Não acho caro", diz Steven Ybarra, da Califórnia. (DB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Parlamento russo aprova apoio à secessão na Geórgia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.