São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMÁLIA

Confrontos entre militantes e governo deixam 80 mortos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A capital da Somália enfrentou ontem seu terceiro dia consecutivo de batalha entre militantes islâmicos do Al Shabab e forças do governo, cada vez mais encurraladas nos arredores do palácio presidencial de Mogadício.
Os novos confrontos mataram ao menos oito pessoas. Na véspera, um atentado a bomba deixara 32 mortos, incluindo quatro parlamentares (anteriormente, o governo contara seis parlamentares mortos). No total, a escalada de violência nesta semana resultou em ao menos 80 mortes.
O Al Shabab, que tem elos com a Al Qaeda e se opõe à presença da missão da União Africana na Somália, domina grandes partes do país e agora ataca áreas de Mogadício sob o frágil controle do governo.
Na segunda-feira, o grupo declarou "guerra maciça" aos 6.000 soldados da União Africana -sem as quais o poder estatal entraria em colapso.
A Somália não tem um governo funcional desde 1991, quando clãs tribais derrocaram a ditadura em vigor.


Texto Anterior: Versão oficial sobre empresa é refutada
Próximo Texto: Coreia do Norte: Jimmy Carter chega a Pyongyang para missão de libertação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.