São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COREIA DO NORTE

Jimmy Carter chega a Pyongyang para missão de libertação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter (1977-1981) foi recebido ontem com honras na Coreia do Norte, em viagem não oficial na qual tentará obter a libertação de um americano preso no país comunista.
Aijalon Mahli Gomes, 30, foi condenado a oito anos de trabalhos forçados por ter entrado ilegalmente no país em janeiro. Em julho, autoridades norte-coreanas disseram que ele tentou "se matar, frustrado com o fracasso do governo americano em libertá-lo".
Analistas ouvidos pelo "New York Times" disseram que Carter, que ajudou a distender a primeira crise nuclear com Pyongyang, 16 anos atrás, também buscará agora quebrar o impasse nas relações entre EUA e Coreia do Norte.
Pyongyang é alvo de sanções por conta de seus testes nucleares, e o diálogo internacional pelo desarmamento do país está paralisado.
Em 2009, o também ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) esteve na Coreia do Norte e obteve a soltura de duas americanas detidas.


Texto Anterior: Somália: Confrontos entre militantes e governo deixam 80 mortos
Próximo Texto: EUA: Em primária, McCain derrota conservador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.