São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEDOFILIA

Decisão inclui prefeito local

Justiça condena 6 por crimes sexuais em ilha

DA REDAÇÃO

Seis dentre sete homens acusados de crimes como estupro e pedofilia foram considerados culpados ontem por corte britânica em Pitcairn, uma pequena ilha no Pacífico Sul, onde vivem 47 descendentes de marinheiros ingleses que se amotinaram em 1790. As sentenças devem ser divulgadas até o final da semana.
Contra os sete acusados pesavam mais de 50 acusações de abuso sexual, com base em depoimentos de oito mulheres que deixaram a ilha. Alguns dos crimes foram cometidos há até 40 anos. Entre as vítimas havia crianças de 5 e 11 anos de idade.
O magistrado Jay Warren, que enfrentava acusação de violento atentado ao pudor, foi o único absolvido. Os demais foram considerados culpados de 35 acusações, segundo Bryan Nicholson, do Alto Comissariado Britânico em Wellington (Nova Zelândia).
Um dos condenados é o prefeito local, Steve Christian, 53, condenado por cinco estupros, mas absolvido de quatro atentados violentos ao pudor e um outro estupro. Seu filho, Randy Christian, 30, também foi condenado por quatro estupros e cinco atentados violentos ao pudor.
Parte da população havia saído em defesa dos homens, alegando que manter relações sexuais com menores de idade era um costume local, realizado sem violência.
Os veredictos foram dados por juízes enviados pela Nova Zelândia para os julgamentos, que começaram no dia 30 de setembro, em corte provisória estabelecida em Pitcairn.
Mesmo se condenados à prisão, porém, os homens ficarão em liberdade até que se resolvam disputas judiciais a respeito da jurisdição do Reino Unido sobre a ilha, em audiência marcada para fevereiro de 2005.
Os britânicos consideram Pitcairn uma possessão sua no Pacífico, mas a defesa dos condenados argumenta que a ilha não está sob o controle das leis inglesas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Doutrina: Manual do Vaticano veta aborto, guerra preventiva e casamento gay
Próximo Texto: Caribe: Operação deixa 19 civis feridos à bala no Haiti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.