São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Medida visa impedir um possível surto de gripe aviária no país; União Européia proíbe importação de aves exóticas

Brasil irá restringir trânsito de frangos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Preocupado com os efeitos comerciais de um possível surto de gripe aviária no Brasil, o governo federal vai impedir o trânsito de frangos vivos entre diversos Estados do país a partir de janeiro.
Na primeira fase, a medida abrange sete Estados (RS, SC, PR, SP, MG, MS e GO) e o Distrito Federal. Nesses locais, a entrada e saída de frangos vivos será proibida em 2006. A segunda fase, em 2007, incluirá também o Mato Grosso. Em 2008, entram as regiões Norte e Nordeste, RJ e ES.
Pelo projeto, será permitido o trânsito de carne, ovos, material genético e de pintos, desde que venham de granja com matrizes registradas e certificadas pelo Ministério da Agricultura e com atestado negativo para doenças.
O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) anunciou a criação de um grupo público-privado liderado por sua pasta para monitorar a gripe aviária no mundo, prevenir a entrada da doença no Brasil, criar mecanismos de vigilância e garantir a continuidade das exportações.

Vacinas
O governo do Estado de São Paulo informou ontem que o primeiro lote de 20.000 doses de vacinas contra a gripe aviária deverá estar disponível em março ou abril de 2006. Será a primeira vacina para seres humanos da América Latina. A Fundação Butantan, responsável pela produção do medicamento, receberá uma cepa de um dos subtipos do vírus para iniciar os testes. Na pesquisa, o instituto experimentará adicionar à vacina substância que aumenta o rendimento -o que imunizaria até 100 mil pessoas.
O secretário de Estado da Saúde, Luiz Barradas Barata, disse que é remota a possibilidade de uma epidemia da gripe entre humanos. "O vírus não passa de humano para humano. O frango teria de espirrar no rosto da pessoa, explicando de forma grosseira. Não temos galinhas dentro de casa, como na Ásia", afirmou.
O Brasil é o segundo maior produtor de carne de frango do mundo e o maior exportador. No ano passado, os embarques para o exterior representaram US$ 2,5 bilhões. A previsão para 2005 é de US$ 3 bilhões.

China e UE
A China anunciou seu terceiro foco de gripe aviária, desta vez no centro do país. Morreram 545 frangos e patos nessa área.
A União Européia proibiu a importação de aves exóticas originárias de todo o mundo para evitar a propagação da gripe entre os países do bloco.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Argentina: Cartola do Boca já mira Kirchner
Próximo Texto: Migração traz pouco risco para o país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.