São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá ameaça cortar petróleo em retaliação

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente do Parlamento iraquiano, Mahmoud al Mashhadani, alertou ontem que seu país pode cortar o suprimento de petróleo para a Turquia caso Ancara cumpra a ameaça de aplicar sanções econômicas contra o Iraque.
"O norte do Iraque não pode ser pressionado", disse Mashhadani. "O Iraque é um país rico e, se houver pressões econômicas, vamos cortar o oleoduto de Ceyhan", disse, em referência à conexão entre o norte iraquiano e o terminal turco no mar Mediterrâneo.
A declaração ocorre um dia depois de o gabinete turco ter recomendado ao governo a aplicação de sanções econômicas como meio de pressionar o Iraque a agir contra os rebeldes curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão). As medidas seriam aplicadas contra "grupos que direta ou indiretamente apóiem a organização separatista e terrorista na região".
Mashhadani afirmou que ainda está em discussão um plano envolvendo a mediação da Síria do conflito entre o Iraque e a Turquia.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Entrevista: "Ancara já não pode retroceder"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.