UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NUCLEAR

EUA e Europa chegam a acordo sobre Irã
O Irã terá de demonstrar total transparência sobre o seu programa de energia nuclear a partir de agora ou poderá enfrentar sanções, segundo a resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a ser votada hoje.
Os EUA chegaram a um acordo com a França, a Alemanha e o Reino Unido sobre o texto final. Os americanos queriam que a resolução fosse votada no Conselho de Segurança, mas não conseguiram. Para os EUA, o Irã pretende desenvolver armas nucleares. O governo iraniano nega.
Segundo o acordo, caso não haja cooperação do Irã, será considerada uma série de opções, como o repasse do tema para o CS com a possível aplicação de sanções. O Irã admite que omitiu informações sobre o seu programa nuclear no passado. Mas a AIEA diz que o país evoluiu positivamente nos últimos anos.


Texto Anterior: Oriente Médio: Sharon diz que pode desmantelar colônias
Próximo Texto: Guerra sem limites: Mentor de atentados da Al Qaeda é preso no Iêmen
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.