UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE

Bomba gera medo a um dia da eleição
A polícia da Irlanda do Norte disse ontem temer ações de grupos extremistas durante a eleição legislativa de hoje, depois que uma explosão atingiu ontem uma base britânica situada a 65 km de Belfast.
A eleição ocorre num momento tenso. A coalizão governamental ruiu, em outubro de 2002, após a polícia acusar o Sinn Fein, que participava do governo, de recolher informações secretas sobre potenciais alvos do grupo terrorista católico IRA, ligado ao partido.
Tentativas de aparar as arestas existentes entre os republicanos (católicos separatistas) e os unionistas (protestantes, pró-Londres) não funcionaram, e analistas temem que a crise favoreça os radicais na eleição de hoje.
Assim, haveria uma piora institucional do quadro, pondo em risco o acordo de paz de 1998, apoiado por Londres e Washington.


Texto Anterior: Portugal
Próximo Texto: Colômbia: Pela 1ª vez, paramilitares depõem armas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.