São Paulo, Domingo, 26 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestinos querem atrair mais turistas no ano 2000

do enviado especial

O ano 2000 é o começo para os palestinos de uma presença constante no turismo mundial. A afirmação é do ministro do Turismo palestino, Mitri Abu Aita.
Leia a entrevista concedida no hotel Paraíso, em Belém. (PDF)

 


Folha - Como os palestinos se prepararam para o Natal e o Ano Novo?
Mitri Abu Aita -
Melhoramos a infra-estrutura das cidades para os turistas e os habitantes. Belém 2000 é o principal evento organizado por palestinos. Queremos aprimorar cidades palestinas como Jerusalém, Jericó, Ramallah e Gaza. Havia muito a ser feito por causa do efeito da ocupação israelense. Hoje, temos 5.000 quartos de hotel na Palestina. O ano 2000 é o começo de uma presença constante no turismo mundial.

Folha - Quais as principais dificuldades para atrair os turistas?
Abu Aita -
Se alguém quiser desenvolver um projeto turístico precisa fazer isso fora de Belém, pois não há mais espaço para construções. Mas ele vai encontrar estradas bloqueadas e terras controladas por israelenses. Apesar disso, cerca de 1 milhão de pessoas visitaram Belém em 99.
Queremos investir no Brasil, de onde vêm apenas cerca de 24 mil pessoas anualmente, de uma população superior a 150 milhões.

Folha - Planos para o futuro?
Abu Aita -
Vamos incentivar o turismo em Gaza. Há duas igrejas bizantinas do século 4 e outros monumentos que os cristãos vão gostar de conhecer.
Nossa companhia aérea terá vôos para Itália, Romênia e países árabes. E estamos inaugurando vários hotéis cinco estrelas.

Folha - O sr. estuda acordos com Israel?
Abu Aita -
O ministro do Turismo de Israel veio a Belém. Nós nos reunimos em Londres, mas não há nenhuma cooperação concreta na situação atual. Os israelenses ainda causam muitos problemas. Tentaram, por exemplo, mudar a entrada oficial de Belém para Beit Jala (cidade vizinha), mas nós recusamos.



Texto Anterior: Terra Santa: Ato em Belém pede paz na região
Próximo Texto: Palestinos exibem símbolos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.