São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erro constrange responsáveis por pesquisas

DA ASSOCIATED PRESS, EM JERUSALÉM

Os responsáveis pelas pesquisas de opinião palestinas não conseguiram explicar, ontem, o fato de não terem previsto a vitória do Hamas nas eleições parlamentares.
As pesquisas de boca-de-urna feitas na noite da eleição indicavam uma vitória apertada do partido governista, o Fatah. A previsão falhou quando se apurou que o Hamas obteve maioria inequívoca no Parlamento -76 das 132 cadeiras.
A discrepância pode ter se devido à relutância de eleitores em admitir que abandonaram o Fatah. Os erros das pesquisas são especialmente gritantes nas eleições distritais, onde foram entrevistados menos eleitores.
Nesta eleição, metade das cadeiras foi escolhida de uma lista nacional de candidatos e a outra metade pelos distritos. As autoridades eleitorais disseram que o Hamas obteve uma maioria grande nas disputas distritais. O Hamas pode ter se beneficiado das divisões no Fatah, que em muitos distritos teve vários candidatos.


Texto Anterior: Grupo extremista Hamas surpreende, vence eleição palestina e causa apreensão
Próximo Texto: Nas ruas, frustração com Fatah explica resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.