UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEDAYIN

Milícia de Uday é arma secreta

DA REDAÇÃO

Os Fedayin são uma milícia comandada por Uday Hussein, filho mais velho de Saddam. Emergiram como uma força nova e uma inesperada ameaça às tropas anglo-americanas. Eles retiveram os marines americanos por dois dias em Nassiriah e acredita-se que estejam envolvidos na captura de soldados americanos ontem.
Os membros dessa força irregular são recrutados das agências de inteligência e da Guarda Republicana. Estima-se que sejam 60 mil, dos quais mil estariam no sul do país, combatendo os americanos.
Os membros mais dedicados dos Fedayin estão organizados num grupo conhecido como "Companhia Dourada", militantes dispostos a lutar até a morte.
Os Fedayin -cujo significado é "os dispostos ao sacrifício"- são acusados de lutar à paisana e fingir rendição para emboscar as tropas invasoras.
Eles se deslocam em veículos civis, como caminhonetes e caminhões de pequeno porte, e usam armas como metralhadoras e lança-granadas, além de armas leves. Não usam uniforme, mas se vestem de preto ou com roupas civis.
Funcionários da inteligência dos Estados Unidos estimam que eles não sejam a única força irregular em operação no sul do Iraque. Alguns dos paramilitares que emboscaram as forças americanas podem ser militantes do partido Baath e membros dos serviços de inteligência iraquianos.


Com Reuters e "The New York Times"


Texto Anterior: As forças de saddam: Tropa de elite lidera resistência
Próximo Texto: "Nata" do Exército protege Bagdá
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.