UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUARDA REPUBLICANA ESPECIAL

"Nata" do Exército protege Bagdá

DA REDAÇÃO

A Guarda Republicana Especial é a elite da elite do exército iraquiano -a guarda pretoriana do regime. Composta por no máximo 25 mil homens, é a única força militar significativa autorizada a ficar dentro de Bagdá. Extremamente fiel a Saddam, pode ter um papel importante num ataque frontal à cidade.
A guarda especial é formada por quatro brigadas, todas de infantaria, uma unidade blindada (que usa tanques russos T-72) e uma de defesa antiaérea. Seus soldados vêm quase todos da tribo Al-Bu Nassir, à qual pertence Saddam, e de clãs da cidade natal do ditador iraquiano, Tikrit.
Estabelecida nos anos 90 e treinada para operações especiais e guerra urbana, tem como objetivo proteger a capital, a base de Saddam em volta de Tikrit e seus palácios, símbolos de poder.
Sua Primeira Brigada fornece segurança para Saddam Hussein e seus familiares. A Segunda protege os palácios presidenciais e o acesso norte a Bagdá.
A Terceira e a Quarta defendem palácios e o acesso sul da cidade, e estão organizadas em unidades de combate completas, capazes de montar contra-ataques -e "cortar a garganta" dos inimigos, como prometeu Saddam na TV. Segundo especialistas militares, essas brigadas contam com equipamento de defesa antiaérea, artilharia, cerca de cem tanques e armas antitanque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Milícia de Uday é arma secreta
Próximo Texto: Agente de segurança pode lutar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.