São Paulo, Sábado, 27 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO FRONT
Bósnia sofre ataque aéreo

das agências internacionais

A Otan afirmou que dois aviões de caça MiG 29 da Iugoslávia foram derrubados quando sobrevoavam o nordeste da Bósnia ontem.
Segundo um porta-voz da aliança militar ocidental, os MiG estariam provavelmente tentando atacar as tropas de manutenção de paz da Otan na ex-república iugoslava.
Os dois pilotos teriam conseguido sair dos aviões antes de serem derrubados.
A Iugoslávia negou que seus aviões tenham sido abatidos. Não há relato independente sobre o caso.
Teria sido a primeira vez que as forças iugoslavas tentaram atacar as tropas da Otan na Bósnia (30 mil homens), que mantêm o acordo de paz de 1995 e não têm envolvimento nos ataques atuais.
Os MiG 29, de fabricação russa, são os melhores aviões da Força Aérea iugoslava. A Otan afirma ter derrubado quatro dos 15 MiG 29 da Iugoslávia desde o início dos ataques, na quarta-feira. Um quinto avião iugoslavo, não especificado, também já foi abatido, segundo a Otan.
Ontem, houve o primeiro ataque à luz do dia, com mísseis de navios e aviões. Subúrbios de Belgrado foram atingidos. À noite, poderosas explosões foram sentidas junto ao centro da capital, causando pânico nas pessoas que estavam fora dos abrigos antiaéreos.
A Iugoslávia não divulgou número de mortos nos ataques de ontem. Até anteontem, Belgrado falava em dez mortos e 38 feridos.
A aliança militar afirmou que já atingiu 50 alvos na Iugoslávia em 400 missões de seus aviões.
O Exército iugoslavo manteve o tom desafiador ontem, afirmando ter causado "danos substanciais" a um "inimigo enormemente mais poderoso". A Otan nega que tenha sofrido baixas.


Texto Anterior: Objetivo questionado: Ataque aéreo não evita luta em Kosovo
Próximo Texto: Grécia e Itália pedem ofensiva breve
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.