São Paulo, Terça-feira, 27 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa quebra promessa, diz Macedônia

das agências internacionais

O presidente da Macedônia, Kiko Gligorov, acusou ontem os países europeus de quebrar as promessas de receber refugiados kosovares.
O presidente já pediu a Alemanha, Turquia e Noruega, entre outros, que abrigassem parte deles. Gligorov disse que os países da Europa não estão muito "ativos" em relação ao assunto.
"Infelizmente, nossa solicitação não foi atendida, como havia sido prometido. Os países europeus estão relutando em receber os desabrigados."
Segundo Gligorov, mais de 135 mil kosovares de etnia albanesa já estariam na Macedônia.
Em entrevista à rede de TV CNN, o presidente repetiu que não permitirá que a Otan promova uma ofensiva terrestre contra a Iugoslávia a partir de seu país.
"A Macedônia não deve ser usada para atacar nossos vizinhos, incluindo a Iugoslávia", disse Gligorov. Mais de 12 mil soldados da Otan estão alojados na Macedônia.

Enterro
A RTS (Rádio e TV da Sérvia), que foi bombardeada na semana passada, disse ontem que encontrou mais dois corpos entre os escombros do edifício, o que eleva para oito o número de mortos encontrados e identificados.
Os seis primeiros mortos no ataque foram enterrados ontem em Belgrado. As vítimas eram uma maquiadora, operadores de câmera e assistentes de redação, além de seguranças da empresa.


Texto Anterior: Entenda o conflito em Kosovo
Próximo Texto: Cruz Vermelha visita soldados capturados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.