São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Blair deixa governo à espera de missão no Oriente Médio

DA REDAÇÃO

Após dez anos no comando da política britânica, o trabalhista Tony Blair deixa hoje de ser premiê, mas não deve sair do cenário internacional após transferir o cargo ao ministro das Finanças, Gordon Brown. Sua nomeação como enviado do Quarteto de paz do Oriente Médio, tida como certa, é esperada para hoje.
Formado por Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU, o Quarteto esteve reunido ontem em Jerusalém, mas divergências em torno do mandato de Blair adiaram o anúncio.
A missão de Blair deverá ser de ajuda ao governo de emergência criado pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, depois que Gaza foi tomada militarmente pelo grupo islâmico Hamas.
Segundo o enviado da UE para o Oriente Médio, Marc Otte, Blair foi o único nome proposto e sua nomeação só depende do aval da Rússia.
Outro problema, que chegou a provocar a resistência de alguns países da UE, é a imagem negativa de Blair no mundo árabe, devido a seu apoio à invasão do Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Presidente chinês promete "dar mais poder ao povo"
Próximo Texto: Guerra fria: Rússia anuncia nova geração de mísseis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.