São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Renuncia chefe da segurança palestina

DA REDAÇÃO

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, aceitou ontem a renúncia de Mohammad Dahlan, chefe da segurança palestina.
Dahlan alegou motivos de saúde para a renúncia, mas sua cabeça já estava sendo pedida pelos membros do Fatah, partido laico liderado por Abbas. Muitas das autoridades do partido responsabilizam Dahlan por o grupo radical islâmico Hamas haver expulsado seus homens da faixa de Gaza em junho.
Dahlan renunciou no mesmo dia em que investigadores palestinos concluíram que 60 membros das forças de segurança de Abbas devem ir à corte marcial por responsabilidade na queda de Gaza.
Ainda ontem, Abbas declarou que alterará, via decreto, a lei eleitoral palestina. Além de antecipar o pleito legislativo -ele não deu data-, pretende acabar com as listas de candidatos por distrito, mantendo só a nacional. O fato de metade das cadeiras do Parlamento ser preenchida segundo desempenho dos partidos nos distritos deu ao Hamas a maioria na Casa na eleição de 2006.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sarkozy quer reatores para países árabes
Próximo Texto: Turquia: Gül reafirma candidatura à Presidência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.