São Paulo, quarta, 27 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela quer hospedar diálogo sobre Timor

das agências internacionais

O presidente Nelson Mandela ofereceu a África do Sul como pal co do diálogo de paz entre os sepa ratistas de Timor Leste e a Indoné sia, disse o enviado da ONU Jams heed Marker.
Marker anunciou o convite em entrevista coletiva após um encon tro com Mandela na cidade sul-a fricana de Pretória. Nenhuma data foi anunciada para as conversa ções. "Está claro que uma solução não pode ser alcançada sem a par ticipação do povo de Timor Les te", disse ele.
Mandela visitou a Indonésia em julho e se encontrou com o líder militar das forças de resistência ti morenses, Xanana Gusmão. Gus mão foi capturado em 1992 pelos indonésios e condenado a 20 anos de prisão.
Mandela insistiu junto ao presi dente indonésio, Suharto, pela li bertação do líder timorense como uma condição para o sucesso das negociações entre a Indonésia e Portugal, país que administrava Timor até 1975.
Mandela disse na entrevista cole tiva que Suharto ainda não res pondeu a seu apelo pela libertação de Gusmão. Ele convidou Suharto a visitar a África do Sul em novem bro para discutir o tema.
Ocupação
Timor deixou de ser colônia de Portugal em 1975, mas uma guerra civil na ilha impediu que se com pletasse a transição da tutela por tuguesa para um governo inde pendente unificado.
A Indonésia então invadiu o ter ritório e o anexou. Lisboa -que apóia o movimento de resistência à ocupação indonésia- e a ONU não reconhecem a anexação e exi gem que a independência se com plete.
Grupos de direitos humanos afirmam que 200 mil pessoas mor reram desde 1975.
Mandela tenta agora ajudar a ONU a mediar as negociações en tre Portugal, a Indonésia e os re beldes.
Ele está envolvido em vários ou tros esforços de paz no mundo, principalmente na África (ex-Zai re, Sudão, Argélia).
Marker elogiou o impulso dado por Mandela à iniciativa de paz da ONU: "Sua contribuição tem sido oportuna e importante".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.