São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilegais cruzam EUA para obter carta

Endurecimento em Estados como o Arizona faz crescer o fluxo de indocumentados em lugares mais lenientes

Segundo a Associated Press, emissão para imigrantes cresce 60% em Utah, Novo México e Washington

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O endurecimento do controle da imigração ilegal em Estados americanos como o Arizona está levando a um surto no fluxo de indocumentados para lugares em que obter documentos é possível mesmo para quem não tem visto, como Washington, Novo México e Utah.
É uma preocupação comum entre imigrantes brasileiros. A principal atração desses lugares é o fato de não investigarem o status legal de quem tenta tirar a carteira de motorista, forma de identidade (não há carteira de identidade nacional no país).
Pesquisa da Associated Press indica que, nas dez semanas após a aprovação de uma lei anti-imigração no Arizona, o número de carteiras de motorista emitidas para imigrantes nos três Estados citados aumentou 60% ante a média anual de 2009.
Até junho, Utah entregou 41 mil carteiras de motorista a ilegais -quase o total entregue em 2009 (43.429).
No Novo México, 10.257 carteiras foram emitidas no primeiro semestre. Em todo o ano de 2009, foram 13.481.
O ritmo foi intensificado após abril (com a aprovação da lei do Arizona), momento em que o Estado passou a emitir média de 417 documentos por semana, ante 323 antes. Os números se referem a imigrantes legais e ilegais.
Washington entregou 3.200 carteiras até junho. Em 2009, foram 5.992. A questão se espalha nos EUA.

PRISÕES
Em Massachusetts, lar de uma numerosa comunidade brasileira, a questão não foi resolvida.
"Temos conversado bastante com o governador [democrata Deval] Patrick sobre a carteira para o indocumentado", disse à Folha Evaldo Oliveira, diretor do Centro do Imigrante Brasileiro (CIB) de Boston. "Ele diz que quer facilitar a emissão, mas que os republicanos do Estado barram mudanças."
Oliveira é pessimista sobre as chances de a situação mudar no curto prazo. "A força anti-imigrante aqui está muito forte. E a [falta da] carteira faz diferença enorme. Ficamos mais vulneráveis, não temos o mesmo direito de ir e vir, é difícil trabalhar."
Policiais sabem de cor os Estados onde não é exigido visto para obtenção do documento. No Arizona, por exemplo, eles foram orientados a não aceitar como identificação a carteira de motorista de Utah e Novo México.
Autoridades dos Estados mais lenientes também já começam a se preocupar. Em Washington, o FBI (polícia federal) recebeu denúncia de que ilegais de todo o país chegavam em busca de carteiras. Três foram presos nos últimos meses acusados de vender documentos a ilegais.


Texto Anterior: Foco: Suposto restaurante canibal gera mal-estar na Alemanha
Próximo Texto: Nova York: Universitário ataca taxista muçulmano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.