São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA, Suprema Corte e correio de NY detectam presença de antraz

DA REDAÇÃO

A presença de antraz foi confirmada ontem na CIA (agência de inteligência dos EUA), na Suprema Corte, na principal agência postal de Nova York e em um instituto de pesquisa militar em Maryland, perto de Washington.
Traços da bactéria foram detectados no centro de inspeção de materiais da CIA, setor responsável pela recepção de correspondência na sede da agência em Langley, Virgínia.
"A quantidade encontrada é insignificante do ponto de vista médico -isto é, bem abaixo da quantidade necessária para causar antraz respiratório", declarou o porta-voz da CIA Bill Harlow.
Duas instalações militares em Maryland (o Instituto de Pesquisa Militar Walter Reed, em Silver Spring, e o Instituto de Pesquisa Militar Médica de Doenças Infecciosas, em Fort Detrick) fecharam suas salas de correspondência depois que antraz foi encontrado no departamento postal do instituto em Silver Spring.
"A sala de correspondência em Silver Spring testou positivo. Temos um courier que transporta o correio de um instituto para o outro, então, para proteger nossos empregados, estamos de olho em nossa instalação", disse Charles Dasey, porta-voz de Fort Detrick.
Ontem, um filtro de ar do armazém de correspondência da Suprema Corte, a mais alta instância judiciária do país, que fica em Washington, obteve resultado positivo no teste que detecta a presença de antraz.
O armazém fica separado do prédio principal da instituição e sua localização não foi divulgada. A correspondência é levada da Suprema Corte até lá para ser filtrada, sendo devolvida depois. A porta-voz Kathy Arberg disse que o filtro de ar não estava acoplado ao sistema de ventilação.
"Não existe prova de contaminação no prédio da Suprema Corte", disse Arberg. "O resultado dos testes ambientais no prédio deu negativo no domingo."
Nenhum funcionário mostrou sinais de contaminação pela bactéria. Entretanto, por precaução, o prédio foi fechado para outra rodada de testes e para descontaminação, caso seja necessário. Testes nos 400 empregados da Suprema Corte começaram ontem.
Entre agências governamentais, focos de antraz já foram achados na Casa Branca, no Capitólio e no Departamento de Estado.

Correio
Antraz também foi detectado na maior agência postal de Nova York. Quatro máquinas que separam correspondência testaram positivo para a bactéria, e a região onde ficam no prédio foi isolada.
Pelo centro postal Morgan, em Manhattan, passam 2 milhões de correspondências por dia. Acredita-se que as cartas contaminadas enviadas à rede de TV NBC e ao jornal "The New York Post" tenham passado por lá.
O sindicato dos funcionários postais da região metropolitana de Nova York, que congrega 10 mil pessoas, incentivou os funcionários da agência a faltarem.
Os centros postais em Trenton, Nova Jersey, e em Washington foram fechados após ter sido confirmada a presença da bactéria.
O presidente do sindicato, William Smith, disse que o mesmo procedimento deveria ser adotado no caso da agência Morgan. Smith declarou que a associação quer entrar com um pedido judicial para que a agência postal seja fechada e descontaminada.
Funcionários do correio na Flórida disseram que vão entrar na Justiça contra o serviço. Segundo a rede CNN, eles querem que todas as agências onde antraz tenha sido detectado sejam fechadas e que o equipamento para proteger os funcionários seja instalado.
O antraz matou três pessoas nos EUA e outras 11 pessoas estão infectadas. Milhares de testes foram feitos para detecção da bactéria e cerca de 10 mil pessoas estão sendo medicadas preventivamente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ar na área do atentado em NY tem excesso de substâncias tóxicas
Próximo Texto: O vizinho: Paquistão prende cientistas nucleares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.