São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRÁFICO


Afeganistão é o maior produtor de drogas
O Afeganistão superou a Colômbia como o maior produtor mundial de narcóticos. A informação é de Antonio Maria Costa, diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes.
Em visita a Bogotá (Colômbia), Costa disse que a agência da ONU divulgará na próxima semana uma pesquisa que detalha o aumento da produção de ópio no Afeganistão. A nova posição do país coincide com a queda do regime islâmico radical do Taleban -derrubado em 2001 pelos Estados Unidos por dar apoio à rede terrorista Al Qaeda. O Taleban proibia o consumo de drogas e reprimia fortemente a produção.
Nos últimos três anos, a produção cresceu dramaticamente nas Províncias em que a autoridade do presidente Hamid Karzai não é respeitada, gerando um negócio com faturamento em 2003 estimado em US$ 2,3 bilhões -mais da metade do PIB do país.
A Colômbia continua como o maior exportador de cocaína do mundo e um dos principais fornecedores de heroína para os Estados Unidos.


Texto Anterior: Grupo de Zarqawi seqüestra japonês
Próximo Texto: América Latina: Anúncio do fim da circulação do dólar provoca filas e preocupação em Cuba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.