São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O IMPÉRIO VOTA - RETA FINAL

"On the Road" estréia hoje e vai mostrar histórias e casos dos Estados-símbolo da disputa presidencial, de uma costa à outra

Diário de viagem revela América profunda

SÉRGIO DÁVILA
DA CALIFÓRNIA

A Folha estréia hoje a coluna "On the Road", como parte da cobertura especial do jornal para as eleições presidenciais americanas. Até 3 de novembro, dia seguinte à votação, o jornal publicará um diário de viagem da travessia da Costa Oeste à Costa Leste do país, partindo de Los Angeles, na Califórnia, até West Palm Beach, na Flórida. Serão sete dias de percurso, oito Estados visitados, 4.331 km percorridos de carro, oito horas de estrada por dia.
No caminho, histórias, casos e impressões de Estados-símbolo desta disputa entre o presidente republicano George W. Bush e o senador democrata John F. Kerry.
O que abre a viagem é o que conta mais votos no sistema de colégio eleitoral que decide quem comandará o país pelos próximos quatro anos. Quem vencer na Califórnia leva 55 votos -e só um terremoto que engolisse 90% da população faria com que Kerry não vencesse aqui, pois o Estado vota em democratas há várias eleições presidenciais, mesmo sendo governado hoje por um republicano, o ex-ator Arnold Schwarzenegger.
Depois, Arizona, que tende a dar seus dez votos aos republicanos. Na seqüência, um dos Estados indecisos ("swing states") que ganharam papel fundamental nos últimos dias, pelo poder que terão de desempatar a contagem: Novo México, com seus cinco votos.
Então, até a Flórida, é mundo de Bush. Primeiro, o Texas, o segundo maior Estado em votos (34), que ele governou de 1995 a 2000. A seguir, três Estados do chamado Sul profundo, uma das regiões mais atrasadas do país, os três decididos a dar seus votos aos republicanos, embora existam analistas que não se surpreenderiam com uma mudança dos dois primeiros: Louisiana (9 votos), Mississippi (6) e Alabama (9).
Por fim, o Estado-problema, que causou a batalha jurídica entre Bush e Al Gore em 2000 e que deve repetir seu papel inglório na terça que vem: a Flórida, com 27 votos, o quarto no colégio eleitoral. Mesmo governado pelo primeiro-irmão Jeb Bush, é o maior e mais importante dos indecisos.
O destino final de "On The Road", West Palm Beach, é o condado-símbolo do que foi 2000, onde surgiram palavras e expressões que entraram para a história das eleições malconduzidas, tais como "chad" (pedacinho de papel que sai da cédula quando perfurada). "A situação deve ser ainda pior neste ano, pois há mais eleitores, e o sistema não foi modernizado", disse Daniel Smith, professor de ciência política da Universidade da Flórida.
O nome do diário é emprestado do livro de Jack Kerouac, de 1957. Na obra, um dos personagens tenta atravessar o país da Costa Leste (Nova York) para a Costa Oeste (San Francisco), começando pela Rota 6, que não existe mais. Não consegue.


Texto Anterior: Olhar brasileiro - Manuela Carneiro da Cunha: À espera da fraude
Próximo Texto: Imperiais: Apuração longa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.