São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão cita Brasil como modelo de prevenção

DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil é considerado o "carro-chefe" mundial na questão da prevenção e do tratamento da Aids pela Unaids, apesar de registrar uma taxa relativamente alta de pessoas infectadas pelo vírus HIV: 0,5% da população. O desempenho se deve em parte a uma lei de 1994 que prevê a distribuição gratuita de remédios anti-Aids.
Segundo o Unaids, até setembro de 2001, 222.356 casos de Aids haviam sido notificados no Brasil, mas estimativas indicam que cerca de 597 mil pessoas tenham a doença hoje no país.
Estudos mostram que, no Brasil, a transmissão do HIV acontece principalmente por meio de relações sexuais, com exceção dos Estados da região Sul, como o Rio Grande do Sul, e de algumas cidades do interior de São Paulo, onde o contágio é mais comum pelo uso de drogas injetáveis.
As pessoas menos escolarizadas são as maiores vítimas da doença no país.
Segundo o diretor para América Latina e Europa da Unaids, Luiz Antônio Loures, com exceção do Brasil, praticamente não há programas intensivos de tratamentos de doentes de Aids em países em desenvolvimento, que concentram 90% dos casos da doença no mundo.
De acordo com dados da Unaids, há apenas 230 mil pessoas nesses países que estão sendo submetidas a algum tipo de tratamento contra o HIV. Desse total, 170 mil estão no Brasil.
Como consequência, as internações por Aids no país caíram de 1,7 por paciente no ano para 0,3. Segundo as projeções do Banco Mundial, o Brasil entraria no século 21 com 1,2 milhão de infectados, mas a estimativa de infectados hoje é de 600 mil.
Entre 1991 e 1995, houve 14 casos por 100 mil habitantes. De 1996 a 2001, foram 11 casos por 100 mil habitantes.
"Se hoje as autoridades e as grandes organizações mundiais acreditam que vale a pena investir em tratamento, nós devemos isso ao Brasil, porque foi ele quem provou que isso é possível e viável", disse Loures. (SP)


Texto Anterior: Aids: Mulheres já são 50% dos infectados por HIV
Próximo Texto: Venda de crianças amplia epidemia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.