São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
The Independent

Jovens britânicos deixam de ler jornais

de Londres

Mais um mês, mais uma queda nos números de circulação da imprensa britânica. Todo jornal diário, com exceção de um, viu suas vendas caírem no mês passado se comparadas a outubro.
O único diário que escapou foi o "The Guardian", que aumentou suas vendas a uma média de 800 exemplares por dia.
A comparação com cifras do ano passado não aponta para um quadro mais favorável. O total de jornais vendidos diariamente caiu cerca de 152 mil exemplares por dia se comparado com o mesmo número em novembro de 1997. Apenas três jornais aumentaram suas vendas nessa categoria.
Nas publicações de domingo, só o "The Independent on Sunday" teve um aumento de vendas mês a mês de 1.500 exemplares por dia. Comparado com a circulação de novembro, todas as publicações de domingo tiveram quedas nas vendas.
²
Mercado em retração "Os jornais são um mercado que deve encolher a longo prazo", diz Laura James, da New PHD, agência de mídia. James acredita que a consequência será a impossibilidade por parte dos anunciantes de atingir um grande público rapidamente.
"Não atingimos a crise ainda", diz ela. "Mas já há anunciantes tendo de achar meios de difusão mais específicas para atingir seu público-alvo." A tendência reflete-se no crescimento dos mercados de revista e rádio.
Particularmente problemático é o desaparecimento dos leitores com idades entre 15 e 24 anos. Eles são o grupo demográfico que mais encolhe e deveriam ser o futuro mercado de jornais.
"Eles estão se informando de outras maneiras, e o papel dos jornais em suas vidas está mudando", diz James.
"Ao invés de comprarem o mesmo jornal religiosamente todos os dias para obter informações, forma-se uma geração que decide comprar um jornal na segunda-feira para ver as notícias de esporte e que, então, não vai comprar mais nenhum jornal até sábado, quando então compram outro diário, que lhes ofereça, por exemplo, uma seção melhor sobre TV."
²


Tradução de Rodrigo Castro


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.