São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KHMER VERMELHO
Rendição é anunciada

das agências internacionais

O governo do Camboja anunciou ontem a rendição de Kieu Samphan e Nuon Chea, dois dos principais líderes da guerrilha Khmer Vermelho, que governou o país de 1975 a 1979.
O premiê do país, Hun Sen, apresentou duas cartas que teriam sido enviadas por Samphan e por Chea, em que ambos afirmariam reconhecer o governo monárquico cambojano.
Samphan foi primeiro-ministro e Chea foi o "número dois" do governo de orientação maoísta liderado por Pol Pot, durante o qual morreram entre 1 milhão e 2 milhões de pessoas em execuções e em campos de trabalhos forçados.
Em abril deste ano, o governo dos EUA propôs às Nações Unidas que os líderes do Khmer Vermelho fossem julgados por crimes contra a humanidade.
Condenado à prisão perpétua pelo Khmer, Pol Pot morreu em abril deste ano de ataque cardíaco. No início deste mês, militares cambojanos anunciaram a rendição da guerrilha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.