São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

NUCLEAR


Teerã anuncia abertura de instalações militares para inspeção das Nações Unidas
O Irã aceitou ontem que inspetores das Nações Unidas vistoriem seu antigo encrave militar de Lavizan, no que foi interpretado como um gesto positivo no intricado processo que pode levar aquele país ao Conselho de Segurança em razão de seu controvertido programa nuclear.
A abertura daquelas instalações foi prometida em carta que Teerã enviou a um dos diretores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), órgão da ONU encarregado de inspeções. A idéia é detectar indícios de urânio em Lavizan.
A AIEA se reúne no próximo dia 2 para tratar do caso iraniano. Elaborará um documento que deve obter a aprovação unânime dos 35 integrantes de seu Conselho de Governadores. A Índia, que hesitava em apoiar o documento, negocia com os Estados Unidos uma posição mais flexível em troca do prosseguimento da cooperação nuclear entre os dois países.
O governo indiano disse ontem considerar viável a proposta de Moscou, pela qual a Rússia e o Irã criariam uma empresa binacional para o enriquecimento de urânio que funcionaria em território russo.


Texto Anterior: EUA: Maioria dos americanos apóia grampo ilegal
Próximo Texto: Afeganistão: Presidente Karzai fixa em até 10 anos presença da Otan em território afegão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.