São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Presidente Karzai fixa em até 10 anos presença da Otan em território afegão
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, declarou ontem na Suíça que as tropas estrangeiras da Otan precisarão permanecer em seu país "ao menos mais cinco ou dez anos", até que as instituições afegãs possam assumir o pleno controle da segurança interna.
Ele participou ontem de uma mesa no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Há, em território afegão, 10 mil militares, de 37 países, a serviço da Otan. Anteontem, Londres anunciou que enviaria outros 3.300.
O Afeganistão é um país conflagrado desde o fim dos anos 70. Hoje o poder central é desafiado por senhores da guerra e pelo Taleban, grupo extremista islâmico deposto, em 2001, em guerra encabeçada pelos Estados Unidos e que foi deflagrada em razão do apoio logístico dado por aquele grupo à Al Qaeda.
Karzai participa no dia 1º, em Londres, de conferência de países comprometidos a prosseguir no financiamento de programas que mantenham seu país de pé.
Participam da reunião o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice.


Texto Anterior: Panorâmica - Nuclear: Teerã anuncia abertura de instalações militares para inspeção das Nações Unidas
Próximo Texto: Europa: Frio mata centenas e provoca caos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.